Após anos de espera, a versão americana de Final Fantasy XIII finalmente foi lançada e assim podemos compreender melhor o jogo.
O primeiro jogo da Square Enix para PS3 e X360 traz grandes inovações e surpresas aos fãs da franquia Final Fantasy, a começar pelo fato da versão de 360 ter sido dividida em 3 dvds.
A história gira em torno dos fal'Cie e I'Cie, pessoas que nascem predestinadas a uma missão, chamada de focus, porém ninguém sabe ao certo qual é o seu objetivo. Caso a pessoa não cumpra o seu focus, ela é transformada em criaturas chamadas de Cieth.
Os personagens, todos I'Cie, tem como objetivo destruir Cocoon, mas são perseguidos o tempo todo pela entidade Sanctum, que os consideram uma enorme ameaça.
Diga "olá" para os Paradigmas
O jogo possui controles simples e leves tanto dentro quanto fora dos combates, porém, na hora de controlar as summons, o jogador pode confundir no começo, mas se acostuma com o tempo.
Final Fantasy XIII não possui mais sistema de Lvl. e o único meio de aumentar o ATK, DEF, MAG, etc do seu personagem é utilizar um sistema similar ao de Final Fantasy X e XII chamado Crystarium onde você gasta seus Crystarium Points para fazer pequenos upgrades nos personagens.
Além do Crystarium, o personagem tbm conta com um novo sistema chamado Paradigm Shift que são como Jobs, porém, os personagens não mudam de roupa ou coisa do tipo, eles simplesmente aprendem habilidades diferentes, por exemplo: HEALER - Aprende Cure, Cura, Curaga,etc.
Não há mais batalhas aleatórias em FFXIII. Para entrar em combate, basta se aproximar dos inimigos que estão espalhados pelos cenários e começar o combate, porém, você não pode escapar de nenhuma batalha. Ao fim de cada batalha, o HP de todos os personagens é recuperado e quando o líder do grupo morre, é Game Over na certa.
Final Fantasy XIII não possui mais sistema de Lvl. e o único meio de aumentar o ATK, DEF, MAG, etc do seu personagem é utilizar um sistema similar ao de Final Fantasy X e XII chamado Crystarium onde você gasta seus Crystarium Points para fazer pequenos upgrades nos personagens.
Além do Crystarium, o personagem tbm conta com um novo sistema chamado Paradigm Shift que são como Jobs, porém, os personagens não mudam de roupa ou coisa do tipo, eles simplesmente aprendem habilidades diferentes, por exemplo: HEALER - Aprende Cure, Cura, Curaga,etc.
Não há mais batalhas aleatórias em FFXIII. Para entrar em combate, basta se aproximar dos inimigos que estão espalhados pelos cenários e começar o combate, porém, você não pode escapar de nenhuma batalha. Ao fim de cada batalha, o HP de todos os personagens é recuperado e quando o líder do grupo morre, é Game Over na certa.
Minhas mãos
Como já era de se esperar, a trilha sonora de FFXIII é incrívelmente bem feita e envolvente, sem contar que o tema de batalha é muito viciante.
A música tema do jogo é Kimi Ga Iru Kara composta por Masashi Hamauzo, já a versão americana ganhou uma outra música tema chamada My Hands na voz da cantora Leona Lewis. Essa mudança não agradou muito os fãs, pois eles acharam que Kimi Ga Iru Kara era uma ótima música e que My Hands não combinava mto com o estilo do game pelo fato de Leona Lewis ser uma cantora pop, mas obviamente a Square Enix nem deu ouvidos e continuou com o tema que na minha opinião é tão bom qnto Kimi Ga Iru Kara!
Os dubladores do game capricharam bastante, pois as dublagens ficaram mto bem feitas e sincronizadas, tanto na versão japonesa quanto na versão americana.
A música tema do jogo é Kimi Ga Iru Kara composta por Masashi Hamauzo, já a versão americana ganhou uma outra música tema chamada My Hands na voz da cantora Leona Lewis. Essa mudança não agradou muito os fãs, pois eles acharam que Kimi Ga Iru Kara era uma ótima música e que My Hands não combinava mto com o estilo do game pelo fato de Leona Lewis ser uma cantora pop, mas obviamente a Square Enix nem deu ouvidos e continuou com o tema que na minha opinião é tão bom qnto Kimi Ga Iru Kara!
Os dubladores do game capricharam bastante, pois as dublagens ficaram mto bem feitas e sincronizadas, tanto na versão japonesa quanto na versão americana.
Uma obra de arte em forma de game
Os cenários neste jogo são indiscutivelmente belos. São ricos em detalhes a ponto de fazer com que o jogador pare de jogar para admirar tamanha beleza.
Como todos sabemos, XIII foi lançado tanto para PS3 quanto para X360 e uma das diferenças notáveis é a qualidade gráfica que muda de uma versão para outra, porém, essa diferença é bem pequena.
Apesar de tanta beleza, eu ainda achei algumas partes mal feitas, como por exemplo na hora em que Snow aparece em sua moto com Fang.
Como todos sabemos, XIII foi lançado tanto para PS3 quanto para X360 e uma das diferenças notáveis é a qualidade gráfica que muda de uma versão para outra, porém, essa diferença é bem pequena.
Apesar de tanta beleza, eu ainda achei algumas partes mal feitas, como por exemplo na hora em que Snow aparece em sua moto com Fang.
Veja a foto abaixo:
Nela podemos perceber que os gráficos ainda não chegaram na perfeição total e só pra constar: essa imperfeição aparece nas duas versões, tanto na de PS3 qnto na de X360.
Linear, encantador e divertido
Final Fantasy XIII é bem extenso e dificil, fazendo com que o jogador crie diferentes estratégias contra cada monstro, afinal, não há como matar nenhum inimigo nesse jogo com apenas um golpe como em outros Final Fantasys. Os inimigos possuem quantias enormes de HP tornando assim o jogo mais complicado e longo.
Outra reclamação dos fãs é o fato de cada personagem possuir apenas uma única summon, mas ao longo do jogo os fãs irão entender o motivo pelo qual cada personagem possui uma única summon.
Final Fantasy XIII é um tanto qnto similar a Final Fantasy X, pois em X há o Break Damage Break que permite que o personagem cause danos de até 99,999 HP e em XIII o personagem tbm pode causar danos assim.
Ao chegar em Gran Pulse, o jogador receberá missões opcionais de uma série de cristais que estão espalhados pelo cenário. Grande parte das missões são baseadas em destruir monstros que estão em Gran Pulse, e a maioria deles são dificeis de se derrotar, porém, sua recompensa sempre é valiosa.
Outra reclamação dos fãs é o fato de cada personagem possuir apenas uma única summon, mas ao longo do jogo os fãs irão entender o motivo pelo qual cada personagem possui uma única summon.
Final Fantasy XIII é um tanto qnto similar a Final Fantasy X, pois em X há o Break Damage Break que permite que o personagem cause danos de até 99,999 HP e em XIII o personagem tbm pode causar danos assim.
Ao chegar em Gran Pulse, o jogador receberá missões opcionais de uma série de cristais que estão espalhados pelo cenário. Grande parte das missões são baseadas em destruir monstros que estão em Gran Pulse, e a maioria deles são dificeis de se derrotar, porém, sua recompensa sempre é valiosa.
Final Fantasy XIII pode ser diferente dos anteriores devido a algumas mudanças no sistema do game, porém, temos que pensar que cada Final Fantasy tem o seu próprio sistema, sendo um diferente do outro, mantendo apenas certos elementos como Chocobos, Moogles, magias, etc. O único pecado cometido pela Square Enix neste jogo foi a linearidade no decorrer do inicio do game e não permitir que cidades anteriores fossem revisitadas. Porém é compreensível o motivo pelo qual não podemos voltar, afinal, os personagens estão fugindo o tempo todo.