"This is my story"
O jogo conta a história de Tidus, o melhor jogador de Blitzball do time Zanarkand Abes. Durante um de seus jogos, a cidade de Zanarkand é atacada por um enorme monstro chamado Sin. O protagonista ao lado de seu tutor Auron tentam enfrentar a criatura, sem sucesso. Tidus acorda em uma ilha misteriosa no meio do oceano e é resgatado por uma jovem misteriosa, dona do barco dos Al-Bhed, que lhes explicam que Zanarkand foi destruida há 1000 anos atrás.
O barco é atacado e cai no oceano. Por fim, Tidus disperta em Besaid e lá conhece Wakka - jogador de Blitzball do time Besaid Aurochs, Yuna - uma summoner, filha do high summoner Braska, Lulu - a amiga de infância de Yuna e Kimahri - da raça Ronso, guarda costas de Yuna.
Tidus decide procurar suas origens e encontrar Jecht, seu pai. Motivado pelo fato de Jecht ter sido um dia guardião do high summoner Braska, Tidus decide acompanhar Yuna, Wakka, Lulu e Kimahri na peregrinação da summoner.
Mais pra frente você reencontra Auron e a jovem misteriosa que ajudou Tidus no inicio, que se chama Rikku.
O barco é atacado e cai no oceano. Por fim, Tidus disperta em Besaid e lá conhece Wakka - jogador de Blitzball do time Besaid Aurochs, Yuna - uma summoner, filha do high summoner Braska, Lulu - a amiga de infância de Yuna e Kimahri - da raça Ronso, guarda costas de Yuna.
Tidus decide procurar suas origens e encontrar Jecht, seu pai. Motivado pelo fato de Jecht ter sido um dia guardião do high summoner Braska, Tidus decide acompanhar Yuna, Wakka, Lulu e Kimahri na peregrinação da summoner.
Mais pra frente você reencontra Auron e a jovem misteriosa que ajudou Tidus no inicio, que se chama Rikku.
Novo console, novos sistemas
O sistema ATB foi deixado para trás, trazendo de volta os turnos, ou seja, você terá todo o tempo do mundo para escolher o ataque que desejar. No lado direito da tela encontramos uma pequena barra que nos mostra em qual ordem ocorrerão os ataques. Uma grande novidade é que durante as batalhas é possível trocar os personagens.
Algumas habilidades não são exclusivas dos personagens. Por exemplo: Yuna começa com habilidades de cura, porém, Tidus também pode adquirir tais habilidades com o decorrer do jogo. Isso graças ao novo sistema chamado Sphere Grid, que substitui o sistema de níveis de todos os outros jogos da franquia.
Algumas habilidades não são exclusivas dos personagens. Por exemplo: Yuna começa com habilidades de cura, porém, Tidus também pode adquirir tais habilidades com o decorrer do jogo. Isso graças ao novo sistema chamado Sphere Grid, que substitui o sistema de níveis de todos os outros jogos da franquia.
Sem Level Up!? Como assim!?
O Sphere Grid é um tabuleiro onde o jogador deve trocar o S.Lv. adquirido por atributos ou novas habilidades. Cada personagem possui o seu Sphere Grid, porém, o visual é o mesmo para todos.
Após derrotar os monstros os personagens ganham AP. Ao adquirir uma determinada quantia de AP, eles ganham S.Lv. Em algumas partes do tabuleiro você irá se deparar com espaços em branco que servem para adicionar esferas especificas que podem ser encontradas no decorrer da jornada.
Alguns fãs da série se decepcionaram em relação a este sistema, porém esta foi uma mudança inovadora, mas que não foi seguida a diante devido às reclamações.
Os golpes especiais dos personagens, agora chamados de Overdrive, podem ser executados após completar a barra amarela, presente abaixo do nome dos personagens durante os combates. Como já é de praxe, cada personagem possui suas habilidades especiais únicas, porém, todos eles exigem a interação do jogador de modo que em alguns casos seja necessário apertar uma sequência de botões, apertar um botão em um momento especifico, etc.
Cada Summon possui suas habilidades diferentes e uma barra Overdrive, que quando preenchida permite que se dê um ataque devastador no inimigo.
Após certo ponto no jogo, é possível atribuir habilidades a qualquer arma ou armadura, como aumentar o dano, se tornar imune a veneno, causar dano do elemento fogo ao atacar, etc. Algo inédito foi adicionado a este jogo. Chama-se Break HP Limit e Break Damage Limit. Ambos são atributos exclusivos das armas celestiais do jogo que permitem causar danos de até 99999HP e alcançar 99999 de HP.
O sistema de equipamentos está mais simples, limitando-se em apenas colocar uma arma e um escudo, similar ao de Final Fantasy VII.
De inicio, a Squaresoft planejava lançar Final Fantasy X com algumas funções online através do PlayOnline, porém não passou do papel. A cor dos cabelos de Tidus na versão Beta eram pretos e na versão final ficaram loiros.
Assista a seguir um dos primeiros videos do jogo que mostravam estas duas caracteristicas que citei a pouco.
Após derrotar os monstros os personagens ganham AP. Ao adquirir uma determinada quantia de AP, eles ganham S.Lv. Em algumas partes do tabuleiro você irá se deparar com espaços em branco que servem para adicionar esferas especificas que podem ser encontradas no decorrer da jornada.
Alguns fãs da série se decepcionaram em relação a este sistema, porém esta foi uma mudança inovadora, mas que não foi seguida a diante devido às reclamações.
Os golpes especiais dos personagens, agora chamados de Overdrive, podem ser executados após completar a barra amarela, presente abaixo do nome dos personagens durante os combates. Como já é de praxe, cada personagem possui suas habilidades especiais únicas, porém, todos eles exigem a interação do jogador de modo que em alguns casos seja necessário apertar uma sequência de botões, apertar um botão em um momento especifico, etc.
Shiva, eu escolho você!
A personagem Yuna é a única personagem capaz de invocar as famosas Summons, criaturas divinas que o auxiliará durante o jogo, porém, diferente dos jogos anteriores, a Summon não irá simplesmente surgir, atacar e ir embora. Em Final Fantasy X, quando uma Summon é invocada os outros personagens saem de cena e apenas Yuna e a criatura permanecem.Cada Summon possui suas habilidades diferentes e uma barra Overdrive, que quando preenchida permite que se dê um ataque devastador no inimigo.
Após certo ponto no jogo, é possível atribuir habilidades a qualquer arma ou armadura, como aumentar o dano, se tornar imune a veneno, causar dano do elemento fogo ao atacar, etc. Algo inédito foi adicionado a este jogo. Chama-se Break HP Limit e Break Damage Limit. Ambos são atributos exclusivos das armas celestiais do jogo que permitem causar danos de até 99999HP e alcançar 99999 de HP.
O sistema de equipamentos está mais simples, limitando-se em apenas colocar uma arma e um escudo, similar ao de Final Fantasy VII.
O mundo Spira
O jogo se passa no mundo Spira que é repleto de cidades, ruinas, templos, etc. Pela primeira vez na franquia Final Fantasy, não é possível percorrer o mapa mundi livremente. Após tomar posse da airship, o jogador escolhe o seu destino e para lá é levado, sem a possibilidade de movimentá-la.De inicio, a Squaresoft planejava lançar Final Fantasy X com algumas funções online através do PlayOnline, porém não passou do papel. A cor dos cabelos de Tidus na versão Beta eram pretos e na versão final ficaram loiros.
Assista a seguir um dos primeiros videos do jogo que mostravam estas duas caracteristicas que citei a pouco.
Outra alteração foi o tema de batalha, que no protótipo seria este:
E após todo o processo de evolução, ficou completamente diferente e se tornou este:
A música tema das cidades como Lucca, Besaid, Zanarkand, são melodias calmas e transmitem um sentimento de paz e tranquilidade. Mas nem só de músicas relaxantes vive Final Fantasy X, afinal o jogo também tem os seus momentos de adrenalina e perigo.
Uma das estreias na franquia foram as dublagens dos personagens, jamais vistas em um Final Fantasy. Durante cenas importantes, os personagens ganham uma forma mais viva, dando mais destaque a suas expressões faciais, como vemos no comparativo abaixo.
Durante algumas cutscenes, o modelo dos personagens volta ao normal, como vemos na imagem acima na Yuna da direita. Um visual mais simples onde as expressões faciais são pobres e a movimentação dos labios não condizem com as dublagens. Uma falha perdoável tendo em vista que o jogo foi lançado em 2000 e foi o primeiro da Squaresoft para o console.
Challenge Accepted!
Em Calm Lands há um desafio chamado Monster Arena que baseia-se em simplesmente derrotar monstros nos quais a dificuldade alterna bastante. Há monstros extremamente fáceis e outros terrivelmente dificeis. É necessário cumprir algumas metas para que se possa enfrentar os monstros mais dificeis, como Nemesis, o ultimo e mais dificil do desafio.
É um modo interessante, pois instiga o jogador a maximizar os status dos personagens em troca de batalhas demoradas com recompensas importantes, proporcionando assim mais momentos de desafio.
Os Chocobos também estão presentes no jogo e o auxiliarão bastante na hora de se locomover sem entrar em batalhas aleatórias no enorme mapa de Calm Lands.
Tão indispensável quanto os Chocobos no universo Final Fantasy são os mini-games, presentes em quase todos os jogos da franquia. Em Final Fantasy X contamos com vários deles, porém, alguns são irritantes e desnecessários. Um exemplo é o Bolt Rain em Thunder Plains onde você deve desviar dos trovões que eventualmente caem no lugar e dependendo do número de vezes que desviar, você é recompensado, mas caso seja acertado por um raio, a contagem é zerada.
No lugar das antigas dungeons, temos os Sphere Temples. Basicamente você deve encontrar a saída, mas para isso deverá encontrar esferas e colocá-las em pilares e muitas vezes fazer substituições destas esferas para abrir portas até a saída. A complexidade aumenta a cada templo.
Após coletar algumas páginas do dicionário, os diálogos dos Al Bhed ficarão similares aos da imagem ao lado, onde as letras rosa representam a tradução com base no dicionário e as roxas que são as letras originais e incompreensiveis. Não é obrigatório que se colete todas as páginas, porém, é importante para melhor compreender os detalhes da trama.
Há muitas coisas a serem feitas antes de enfrentar o chefe final, como adquirir as armas celestiais, dominar novas summons, enfrentar os monstros da Monster Arena, o que acrescentará mais algumas horas ao seu jogo e tudo isso com os belos cenários e a harmoniosa trilha sonora.
Com o alto padrão de qualidade de sempre, Final Fantasy X foi mais um acerto da Squaresoft e é extremamente recomendado para os fãs da série.
E após todo o processo de evolução, ficou completamente diferente e se tornou este:
E por falar em música...
A música tema, Suteki Da Ne, cantada por Rikki, é uma das mais suaves e tocantes melodias já feitas para um jogo, com versos poéticos e profundos. O tema combina perfeitamente com a história romântica entre Tidus e Yuna.A música tema das cidades como Lucca, Besaid, Zanarkand, são melodias calmas e transmitem um sentimento de paz e tranquilidade. Mas nem só de músicas relaxantes vive Final Fantasy X, afinal o jogo também tem os seus momentos de adrenalina e perigo.
Uma das estreias na franquia foram as dublagens dos personagens, jamais vistas em um Final Fantasy. Durante cenas importantes, os personagens ganham uma forma mais viva, dando mais destaque a suas expressões faciais, como vemos no comparativo abaixo.
Challenge Accepted!
Em Calm Lands há um desafio chamado Monster Arena que baseia-se em simplesmente derrotar monstros nos quais a dificuldade alterna bastante. Há monstros extremamente fáceis e outros terrivelmente dificeis. É necessário cumprir algumas metas para que se possa enfrentar os monstros mais dificeis, como Nemesis, o ultimo e mais dificil do desafio.
É um modo interessante, pois instiga o jogador a maximizar os status dos personagens em troca de batalhas demoradas com recompensas importantes, proporcionando assim mais momentos de desafio.
Os Chocobos também estão presentes no jogo e o auxiliarão bastante na hora de se locomover sem entrar em batalhas aleatórias no enorme mapa de Calm Lands.
Tão indispensável quanto os Chocobos no universo Final Fantasy são os mini-games, presentes em quase todos os jogos da franquia. Em Final Fantasy X contamos com vários deles, porém, alguns são irritantes e desnecessários. Um exemplo é o Bolt Rain em Thunder Plains onde você deve desviar dos trovões que eventualmente caem no lugar e dependendo do número de vezes que desviar, você é recompensado, mas caso seja acertado por um raio, a contagem é zerada.
No lugar das antigas dungeons, temos os Sphere Temples. Basicamente você deve encontrar a saída, mas para isso deverá encontrar esferas e colocá-las em pilares e muitas vezes fazer substituições destas esferas para abrir portas até a saída. A complexidade aumenta a cada templo.
"I don't speak Al Bhed"
Dentro da história do jogo há um idioma chamado Al Bhed, linguagem nativa da personagem Rikku. Para compreender o que eles dizem, você precisa coletar todas as páginas do dicionário que estão espalhadas pelos quatro cantos de Spira.Após coletar algumas páginas do dicionário, os diálogos dos Al Bhed ficarão similares aos da imagem ao lado, onde as letras rosa representam a tradução com base no dicionário e as roxas que são as letras originais e incompreensiveis. Não é obrigatório que se colete todas as páginas, porém, é importante para melhor compreender os detalhes da trama.
Há muitas coisas a serem feitas antes de enfrentar o chefe final, como adquirir as armas celestiais, dominar novas summons, enfrentar os monstros da Monster Arena, o que acrescentará mais algumas horas ao seu jogo e tudo isso com os belos cenários e a harmoniosa trilha sonora.
Com o alto padrão de qualidade de sempre, Final Fantasy X foi mais um acerto da Squaresoft e é extremamente recomendado para os fãs da série.