Nemesis mata Brad em Resident Evil 3
O monstrengo deformado, caçador de S.T.A.R.S., vulgo Nemesis, comete o seu primeiro assassinato na entrada da delegacia de Raccon City. Nemesis mata Brad, um dos agentes da S.T.A.R.S. e a próxima vítima é Jill, porém a corajosa agente consegue escapar. Além de ser um momento de tensão, o bizarro Nemesis torna tudo mais assustador.
Manequim assombrado de Silent Hill 3
Eu sei que Silent Hill em si é assustadora, mas há uma parte em especial no terceiro game da franquia que deixa qualquer um arrepiado. Ao chegar em um prédio em construção, você irá se deparar com algumas salas, porém você estará sem mapa. Há uma sala cheia de manequins sem cabeças, mas há um em especial que tem cabeça. Ao clicar nele, nada acontecerá, mas ao sair da sala você ouvirá um grito e ao voltar irá encontrar o manequim sem a cabeça e todo sujo de sangue. Impossível não se apavorar.
Assassinato em Persona 4
Misteriosos assassinatos ocorrem na pacata cidade de Inaba. A primeira vitima foi friamente assassinada e teve seu corpo enrolado de ponta-cabeça em fios de um poste. A cena é mostrada no estilo anime, mas não deixa de ser perturbadora.No decorrer do game outras vitimas serão feitas, porém nenhuma irá superar a brutalidade da primeira.
Cena à la O Grito em Fatal Frame 3
Um dos maiores medos das pessoas são fantasmas, o único tipo de inimigo presente nos games da franquia Fatal Frame, tornando-o um dos melhores games de suspense para PS2. Há um ponto na casa mal-assombrada onde a protagonista se vê trancada em uma pequena sala onde só há uma mesinha. Aos poucos você poderá ouvir gemidos similares com os dos fantasmas do filme O Grito. De uma hora para a outra rostos de pessoas surgirão na parede da pequena sala e a porta irá abrir misteriosamente.
Primeira aparição do Licker em Resident Evil 2
Em um dos corredores da delegacia de Raccon City, os protagonistas são surpreendidos por uma gosma que cai do teto. Ao olharem para cima se deparam com uma criatura com uma língua gigante e de aparência bizarra. A criatura, chamada de Licker, cai do teto e os ataca. Para a época, a cena do primeiro surgimento do Licker foi pra lá de assustadora e até hoje impressiona.Água assassina em Amnesia: The Dark Descent
Durante a fase da prisão de Amnesia: The Dark Descent, você irá se deparar com uma assombração invisivel da qual irá perseguí-lo e matá-lo. O mais assustador desta parte é ver os passados da criatura na água.Corredor assombrado de FEAR
A fantasma Alma irá assombrá-lo em diversos momentos do game, porém há um momento especial que o deixará mais assustado ainda. Durante a caminhada dentro de um corredor estreito, o protagonista começa a delirar e o teto se torna um rio de sangue. Ao tentar alcançar uma das portas do corredor, a porta irá desaparecer e ao olhar para trás, você irá se deparar com Alma de ponta-cabeça.
Coração de Liberty City
Apesar de ser um Easter Egg dentro de GTA IV, este não deixa de ser um momento assustador. É possível entrar na estátua da felicidade presente em uma ilha afastada de Liberty City. Lá dentro você irá encontrar uma enorme escada, e no topo um coração preso por correntes que ainda bate. Algo sobrenatural que assusta qualquer um, mesmo sabendo que este não é o estilo da franquia GTA.Cachorros invasores em Resident Evil
Um dos primeiros corredores em Resident Evil. Ao passar por ele, as janelas são quebradas por cachorros deformados que o atacam, dando "o" susto no jogador.
Cabeça de Eileen em Silent Hill 4
Dentro de uma das salas do hospital de Silent Hill 4, é possível encontrar a cabeça gigante de Eileen flutuando em cima de uma buraco. Os olhos de Eileen acompanham freneticamente os movimentos do personagem. A cena pode parecer "sem-noção", mas quem não entraria em pânico ao ver uma coisa dessas dentro de um hospital !?Primeira mutação em Parasite Eve 2
A protagonista Aya Brea encontra uma moça dentro de uma cafeteria que aparenta estar bem. Eis que Brea se engana. A moça se transforma em uma criatura bizarra e o processo de transformação é um dos momentos mais tensos do game, sem contar o pânico na hora de enfrentar a criatura.